Reflexão

    Manter-se ativo hoje em qualquer área se torna indispensável para a carrreira de qualquer profissional, torna-se necessário então que o profissional procure formas de se manter atualizado e discutir idéias,opniões de maneira saudável e assim enchergar de várias formas um deteminado assunto.
    Com este trabalho solicitado de se manter este blog aprendemos o quanto é importante para a nossa área de T.I nos manter informados e conectados a tudo que acontece,pois nossa área vive em constantes modificações e se não nos mantermos informados vamos ficar completamente defassados e nunca conseguiremos assim um lugar de destaque no mercado de trabalho.Com este blog discutimos e até vimos os possíveis erros de opniões que tinhamos sobre determinados assuntos,foi uma grande forma de se apreender ainda mais sobre assuntos diversos.
    Obrigada a todos!

Boa iniciativa!!!

         
         Não se é de hoje que uns dos maiores medos de uma empresa baseada na web é ser atacada por hackers.Porém, o que pouca gente desconhece é que nem todos estes jovens que sabem tudo de programação e segurança na internet estão dispostos a tomar os sites só por prazer e um pouco de fama.Alguns jovens usam o conhecimento de internet e programação para alertar sobre suas falhas no sistema e incentivar a segurança nos portais,estes jovens procuram bugs encontrados em seus portais e trocam as informações por recompensas,boa iniciativa está não acham!!!Assim quem sai ganhando são os dois lados.
         Hoje podemos considerar que a empresa que se tem um portal seguro se sai na frente no mercado pois proporciona aos seus clientes mais confiança para seus clientes e causando assim consequentemente a perda de dinheiro para a empresa.Bom se pensarmos bem no mundo da programação as vezes a segurança é deixada de lado porque além da profissão ser banalizado por companheiros que aprendem algo e pensam que já podem programar um sistema operacional,por isso que na maioria das vezes no mercado não
respeitam o analista,o programador.

Referência:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/em-nome-da-seguranca-os-hackers-do-bem/14889   

Informativo

Para quem se interessa ta ai uma grande dica!!!!
             O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (Ctic/MCT) lançou, na terça-feira (12), mais três chamadas de projetos, focadas nos temas cidades inteligentes, computação em nuvem e virtualização de redes e serviços.
             O público-alvo são grupos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias digitais de informação e comunicação. A proponente deve ser uma Instituição de Pesquisa ou de Ensino Superior, pública ou privada, sem fins lucrativos, cujos pesquisadores e grupos de pesquisa sejam capazes de trabalhar em ambiente de operação em rede. Os interessados devem descrever projetos com prazos entre 18 e 24 meses, entregando as propostas de pesquisa até 10 de novembro. A divulgação dos projetos pré-selecionados será realizada pelo Ctic em 20 de novembro.
Para saber mais sobre acesse http://www.ctic.rnp.br/chamadaspublicas.php

Referência:

Privacidade

     
      Nada como as inovações da tecnologia para ajudar de maneira benefíca a todos mundialmente.Desde de 25 de Maio de 2007 foi disponibilizada o Google Street View que disponibiliza vistas panorämicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários , utilizadores vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão . Quando foi lançado, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas.
      Hoje já podemos ultilizar desta ferramenta tecnológica mesmo tanto tempo depois de ser lançada.
Bom mais o interessante é que está ferramenta vem ajudando aos policiais pelo menos na Inglaterra.Está semana imagens capturadas pelo Google Street View possivelmente ajudou a encontrar um suspeito de roubo,parado ao lado do jipe, teria furtado o trailer que aparece na ilustração acima. O incidente ocorreu na cidade de Derbyshire. As autoridades britânicas estão em contato com a Google para reaver as imagens sem borrões para identificar o carro do suspeito.
      Bom até ai tudo bem né ajudou a polícia e tudo mesmo desfocando os rostos e escondendo os números de placas para não expor as pessoas será mesmo que vai ser bem ultilizada e não vão expor mesmo,pois
quem nos conhece sabe quem somos mesmo com rostos desfocados estou usando como exemplo mais vejamos numa possibilidade remota você passe mal esteja vomitando suas imagens são capturadas e jogadas na internet seria um tanto constrangedor não acham!!Mais pensando por outras partes garantir um pouco sua segurança será bem vinda!
Referência:
http://www.baixaki.com.br/info/6484-google-street-view-ajuda-policia-britanica-a-encontrar-suspeito.htm

Redes sociais


Com a evolução da área de tecnologia foi criado inúmeros modos de se ficar conectado e trocando informações usando a internet,um deles que hoje digamos está na moda seria as redes sociais.Hoje inúmeras pessoas tem algum perfil em qualquer tipo de redes sociais e os mais desavisados usam seus perfis como um diário virtual,mais o que não imaginavam e que empresas agora estão demitindo funcionários por conta de atividades em redes sociais , outras empresas por causa do uso inapropriado das novas mídias tiveram de fazer advertências aos empregados. Em um esforço para aumentar a conscientizacao sobre o tema foram criados grupos que contam a história que tiveram em seus antigos serviços que culminaram suas demissões por conta de seus perfis em redes sociais.Na maioria das vezes as decisões de se demitir qualquer funcionário surge pelo fato de afetar a reputação e a segurança da organização.

Referências:
http://cio.uol.com.br/carreira/2010/09/28/seis-comportamentos-nas-redes-sociais-que-levam-a-demissao-de-funcionarios/

Capacitação


Além de contribuírem anualmente para projetos de tecnologia as empresas tendem a pensar mais na possibilidade de sempre estar capacitando seus colaboradores ou seja seus funcionários para que sejam estimulados a desenvolver mais suas habilidades de conhecimento,análise,intuição e criatividade.Pois com isto não será somente os funcionários que ganharam mais também a empresa pois certamente ela terá um destaque maior no mercado mundial.O mundo desenvolvido se sentiu desafiado a ganhar mais e produzir mais,por isto não a dúvidas de que a indústria de TI colaborou bastante para este avanço mundial,o mais importante é sempre dizer que para avançarmos mais a equipe de TI tem que estar preparada é preciso ensinar as pessoas a extraírem o melhor do contexto em que estão inseridas.
Para mim o mais importante na tecnologia de informacao para continuarmos evoluindo será os constantes investimentos não somente nos funcionários mas também nas empresas para que o objetivo de ganhar mais e produzir mais seja alcançado.

Referências
http://imasters.com.br/artigo/18715/mercado/tecnologia_nao_substitui_gente_capacitada/



O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a ter telefonia móvel no Brasil,hoje podemos dizer que esta mesma cidade possui mais celular do que habitante.Isso também acontece em outras regiões do país não é só no Rio.Mais em alguns lugares nota-se a dificuldade de se obter área para o bom funcionamento do celular.O celular entro mesmo na rotina do brasileiro,no Brasil já existem quase 190 milhões de aparelhos no país.A expectativa das operadoras para o Brasil não é mais a quantidade de linhas e sim o tempo de uso para cada brasileiro que hoje usam em média de 5 minutos por dia e para isto as operadoras trabalham em aparelhos inovadores como você poderá ver no vídeo abaixo,são aparelhos que passam do limite físico,você faz o seu aparelho,ele vira o que você quiser.Bom o que podemos torcer é que estes aparelhos não demorem muito,e que possamos ter um ,porque fico imaginando o preço de cada aparelho deste!?!?!?!

Referências:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1621014-15605,00.html



Já pensou em um espelho dando opnião nas suas roupas?Ainda melhor te mostrando opções que combinam com aquela calça que você quer vestir?Cameras,sensores e computadores serão instalados por toda a casa e aprenderá exatamente o que você quiser!!Em um simples toque mudar a decoração de sua casa?
Pois se você pensa que este futuro está distante,te digo que você está completamente enganado ,muito em breve computadores disfarçados de eletrodomésticos poderam tomar conta de sua casa!!Pesquisadores do mundo inteiro já estão criando estes eletrodomésticos que vão bombar em 2.050!!A pergunta minha seria será mesmo que está tecnologia depois de pronta será ultilizada?!?!?E se for será bem ultilizada?!?!?!

Referências:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1619667-15605,00.html

Concurso Google

Ótima oportunidade que a google oferece para jovens de 6 a 15 anos,o concurso consiste em criar versões da logo da empresa com o tema O Brasil do futuro.
A competição, chamada de Doodle4Google, já premiou mais de 300 mil alunos ao redor do mundo e o tema da primeira edição brasileira será "O Brasil do futuro". O ganhador poderá receber uma bolsa de estudos de R$ 30 mil, um computador e um sala Google na sua escola.
Então não perca tempo faça sua logo e concorra!
Referências:
http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/google-lanca-concurso-de-doodle-para-estudantes-brasileiros/14054

Diabetes X Tecologia

Uma novidade bastante interessante na área de tecnologia é o aplicativo para iphone ou ipod touch  que ao ser conectado ao aparelho,mede níveis de glicose de diabéticos o "IBGSTAR",comparado com os outros métodos o processo é consideravelmente indolor.Este produto foi desenvolvido pela
empresa Sanofi-Aventis pode ajudar a todos os diabéticos,proporcionando fazer o exame em qualquer lugar a qualquer momento, o medidor também pode funcionar sozinho ou quando conectado a qualquer aparelho da Apple,e també poderá trazer outros recursos, como a capacidade de adicionar informações sobre as injeções,medições,hábitos alimentares e exercícios e até memso o envio de dúvidas para o médico.
Na minha opnião isto ajudará bastante na área da saúde, o controle da diabetes será maior,pois a pessoa mesma poderá fazer o exame,sem precisar procurar algum posto médico ou uma farmácia,por conta de
algum futuro mal estar que a diabetes possa lhe proporcionar,a pessoa tendo esse aparelho ela poderá também fazer um controle maior e estar sempre se atualizando de alimentos e nunca esquecendo de tomar os remédios na hora correta.
Referências:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/aplicativo-para-iphone-mede-niveis-de-glicose-de-diabeticos.html

O consumidor que procurar onde descartar o seu computador vai sofrer para encontrar uma resposta.
O (Idec) Instituto Brasileiro de Defesa do Cosumidor se colocou na pele do cliente e questionou empresas de grande renome na área comoApple, CCE, Dell, HP, Intelbras, Itautec, Lenovo, LG, Philco/Britânia, Positivo, Samsung, Semp Toshiba e Sony.O objetivo de tal pesquisa foi verificar se estas empresas divulgam sua política ambiental e orientam seus consumidores sobre o que fazer com seu lixo eletrônico.Mais o resultado foi decepcionante dentre as empresas pesquisadas somente 1 delas soube passar informações básicas sobre o assunto.
Para mim isto também não deixa de ter uma parte do consumidor pois se ele realmente quer descartar o seu lixo eletrônico e não encontra a assistência necessária na empresa que procure e pesquise outras formas consideravéis legais para que possa descarta-lo e também acho que é uma responsabilidade do governo para que cobre mais das empresas que vendem os produtos uma posição mais satisfatória sobre
o lixo eletrônico,pois hoje o computador não é mais um artigo de luxo e cada vez mais cresce o número de pessoas que adquirem tal produto.Demonstro isso pois daqui alguns anos a quantidade de computadores considerados lixos eletrônicos vai crescer e como fazer com eles?
Referências:
http://narciakelly.wordpress.com/2010/07/14/lixo-eletronico-o-que-fazer-com-ele/
http://br.noticias.yahoo.com/s/25082010/25/tecnologia-jogar-computador-fora-tarefa-dificil.html

O FUTURO CHEGOU!!!

Boa noite galera!!!
hoje no meu post, quero compartilhar com voces um video muito interessante...
O progresso da ciência....

Pattie Maes, é pesquisadora do MediaLabs do MIT (Massachussets Institute of Technology - para quem não sabe esse é um dos maiores, se não o maior,
dos Institutos de pesquisa científica do mundo) e apresenta o "Sexto Sentido", um dispositivo tecnológico que pode vir a mudar nossa vida no futuro.
As imagens que serão mostradas podem parecer estranhas no começo mas insista e começará a entender a nova invenção que está sendo apresentada. Então, ao ver as suas aplicações diárias, comece a deixar o espanto tomar conta de você.
Se houver dificuldade com o inglês, basta escolher (subtítulos) legendas em Portuguese (Brazil), logo abaixo da tela de video.
Prepare-se para ver o futuro......

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA ASSITIREM O VIDEO... VALE A PENA!!!


http://www.ted.com/talks/lang/por_br/pattie_maes_demos_the_sixth_sense.html

Boa Tarde Amigos!
estou postando hoje, algo super interessante em minha concepção de ensino.
Pelo título do post, ja da para perceber que tem jogo no meio dessa história.rsrs
para quem não sabe, sou fã incondicional de jogos de estratégia, minhas preferências são os famosos: Warcraft, Diablo e Starcraft.
Bom, você deve esta se perguntando, o que tem haver a matéria com meus jogos?
Há uns dois anos, conversando com um amigo de faculdade, eu disse a ele que na grade do curso, deveria ter a matéria "Warcraft". rsrs. Esse colega deu risadas do assunto.
Se pensarmos nesse modelo antigo de ensino, é para da risada mesmo.
Mas, se a gente olhar um pouco para a dinâmica da informacões vivenciadas por nós hoje, e se você perceber que não se trata apenas de um jogo. concerteza você irá concordar com minhas justificativas.
Em um jogo de estratégia como Starcraft, você aprende a lidar com situações que exige raciocinio rápido, auto controle, confiança, coragem, destreza entre outras tantas qualidades para um bom profissional. Se olharmos nas revistas de emprego ou na propria internet, perceberemos que as grandes empresas cobram essas entre outras qualidades do candidato a vaga.
Bom, vou ficando por aqui, leia abaixo a matéria do globo.com

O game de estratégia “Starcraft II: wings of liberty” está sendo usado para ensinar gerenciamento de recursos empresariais em um novo curso da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. O curso é aberto apenas para ex-alunos e para quem já possui alguma familiaridade com o primeiro jogo, lançado em 1998 ou com o segundo, lançado em julho passado.

A ideia é da futura PhD Nate Poling, que vendeu a ideia para o seu departamento na Universidade. Assim, a matéria “Habilidades do Século 21 em Starcraft” será oferecida como complemento on-line para os estudantes no próximo semestre.

“Starcraft” já foi incluído como matéria em outras universidades. A Universidade de Berkley, no estado da Califórnia, criou um curso que usava competições do game para ensinar gerenciamento de recursos. Tanto em Berkley quando na Flórida, os cursos são voltados para pessoas que administram negócios, fábricas e hospitais, que devem usar diferentes habilidades e lidar com suas fraquezas para conseguir ter sucesso, cálculos que fazem parte da estratégia em “Starcraft”.

“Um estudante que tem uma educação normal, faz um MBA e entra no mundo dos negócios pode perceber que ele conseguiu aprender algo no seu curso de ‘Starcraft’ além do que estava nos livros”, afirma Poling. “Ao sintetizar o game com um programa de MBA, o estudante ganha experiência na atividade que ele irá exercer”.

Game como obra essencial
Ainda nos Estados Unidos, na Universidade de Wabash, em Indiana, os alunos devem “estudar” o game “Portal” para poder completar seu curso. O jogo de quebra-cabeça em primeira pessoa, que exige abrir uma série de portais para resolver problemas faz parte da lista de obras a serem lidas ou estudadas.

De acordo com o site Mashable, o jogo fará parte de uma disciplina obrigatória chamada de “Questões Permanentes”, que abordará “questões fundamentais da humanidade”. O professor que criou a disciplina, Michael Abbott, disse que a inspiração para a criação da matéria acadêmica veio de um artigo que compara “Portal” com um estudo sociológico.

Edeleon Marcelo

Livros digitais


Hoje começo o meu post com a seguinte frase: Quem nunca disse que não falta mais nada para eles inventarem ?
 Pois não é que sempre nos surpreendemos com a capacidade de transformação que o ser humano tem,sempre criando e renovando.  Os brasieleiros que apreciam uma boa leitura,e que  tiveram  a oportunidade de ir  à Bienal essa semana, encontraram  a oportunidade de conhecer os leitores de livros digitais conhecidos como e-readers,  como os tablets que permitem o usuário armazenar e ler milhares de arquivos de livros digitais.
Essa tecnologia já está sendo vendida a mais tempo em outros países,mais poucos brasileiros conhecem esta norva forma de ler.
Podemos dizer assim que o mundo hoje gira em torno da tecnologia,todas as áreas estão sempre procurando se modificar ,se atualizarem buscando assim sempre uma melhor forma de estar satisfazendo seus clientes.Podemos usar como exemplo as crianças que antigamente jogavam videogame e que hoje preferem jogar pela internet.Essas mudanças podemos agradecer a galera de TI que estão sempre prontos a inovar e a fazerem a diferença.
Fonte:http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/08/18/brasileiros+descobrem+livros+digitais+durante+a+bienal+9566099.html
Veja neste vídeo que encontrei o que podemos esperar e também colaborar para as tecnologias desta nova era

Por que ser ágil?

Caros All,

Aproveitando as aulas do prof Eduardo sobre Met. Agéis de Desenvolvimento de Sofware. Resolvi tentar escrever algo relacionado a matéria.
Por que ser ágil???

Essa resposta nao é tão simples quanto a pergunta, Para responde-la  é preciso avaliar alguns fatos relacionados ao desenvolvimento de software.


Quando se analisa os projetos demandados e executados, poucos projetos atendem aos requisitos descritos pelos clientes. Como conseqüência, os clientes ficam descontentes e muitas vezes escolhem outra forma de  aquisição de software. Isso porque perderam a confiança em trabalhar com os desenvolvedores de software. Quando ocorre este fato, logo se procura alguém para ser o culpado.


Geralmente os primeiros culpados sao os gerentes de projeto, que os desenvolvedores duvidam de suas capacidades técnicas.
Em seguidar os analistas de sistemas, e por último os clientes.
A relação entre desenvolvedores e usuários sempre foi terrível, com acusações de ambas as partes.


Os clientes reclamam que os desenvolvedores estão tão preocupados somente com linguagens, tecnologias e que esquecem o negócio, os desenvolvedores acusam os clientes de nunca saberem o que querem, e quando sabem o solicitado não faz sentido e ninguém se posiciona de forma a mudar isto.
Ninguém até o surgimento do manifesto ágil.


Os conceitos chave do manifesto ágil são:


1.             Indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas.
2.             Software operante ao invés de documentação abrangente.
3.             Colaboração do cliente ao invés de negociação de contratos.
4.             Respostas rápidas a mudanças ao invés de seguir um plano.

O Manifesto Ágil não rejeita os processos e ferramentas, a documentação, a negociação de contratos ou o planejamento, mas simplesmente mostra que eles têm importância secundária quando comparados com os conceitos chave do manifesto.


Referências: Manifesto for agile software development. Disponível em http://agilemanifesto.org. Acessado em 14/08/2010.

Edeleon Marcelo

Nesse meu primeiro post, quero falar um pouco de um assunto pouco discutido no mundo acadêmico. “Databases Orientados à Objetos”.
Enquanto está todo mundo preocupado com ferramentas de mapeamento objetos relacional. Padrões e frameworks tentam pegar seus dados que estão numa forma de objetos dentro de suas aplicações e armazená-los como dados relacionais em databases nao Orientados a Objetos.
Existe um vertente que pensa de uma forma diferente, que ao invés de nos preocuparmos em mapear o mundo dos objetos, com o mundo relacional. Porque não gravar os dados na forma de objetos?
A quantidade de ferramentas que temos a respeito desse assunto é surpreendente. Ao contrário do que muita gente acha, sobre a possibilidade de armazenar dados na forma de objetos esteja ainda muito longe, que isso é mais para o futuro. Estão enganados, existem muitas ferramentas para esse cenário.
Fiz uma pesquisa rápida na web, e encontrei essa lista de banco dados ou frameworks direcionadas para este objetivo, armazenar objetos de sua aplicação na forma nativa, sem a necessidade de transformá-los em dados relacionais.
DB4Objects – www.db4o.com
extremeDB – www.mcobject.com
Jade -        www.jadeworld.com/jade
ObjectDB – www.objectdb.com
Versant - www.versant.com

Um caso específico, e que me chamou atenção, foi o DB4Objects.
O DB4O é um banco de dados inteiramente orientado a objetos, projetado para aplicações cliente-servidor e desktop. A ferramenta permite armazenar classes Java diretamente no banco, sem precisar utilizar consultas SQL ou qualquer tipo de framework que faça o mapeamento objeto-relacional (Hibernate por exemplo).

São inúmeras as vantagens em relação ao banco de dados relacional: a ferramenta é nativa em Java (ou .Net), oferece rapidez de inserção e consulta (processamento de 200 mil objetos por segundo), utiliza pouco recurso computacional, tem fácil aprendizado, não possui nenhuma linha de código SQL para CRUD (Create, Read, Update e Delete), e disponibiliza acesso direto ao banco sem utilizar ORM (Mapeamento Objeto-Relacional).

DB4O originalmente foi desenvolvido para Java, mais ele conta também com uma versão para .net.
Se você acessar o site da comunidade: http://developer.db4o.com/
Você irá encontrar uma série de materiais e pessoas falando a respeito do DB4Objects.
Neste mesmo site você encontrará documentações, blog e um fórum para debater sobre essa tecnologia,você ainda poderá fazer download do DB4Objects para as plataformas Java ou .Net.
Desempenho
De acordo com o site do db4o (www.db4o.com), este banco roda até 44 vezes mais rápido que os B.Ds que já conhecemos (Hibernate com Mysql). Mais detalhes no site  (www.polepos.org).
Estudo de Caso
Aconteceu na Espanha: a Indra Sistemas, uma empresa de desenvolvimento de softwares, foi contratada para criar um centro de controle do sistema espanhol de trens bala AVE. Neste projeto, o db4o foi utilizado como a base de dados de tempo real para controlar o tráfego. A capacidade de processamento do sistema da Indra fica em torno de 200 mil objetos por segundo. Além disso, a administração do banco é zero, com um tamanho reduzido de utilização de memória.

De acordo com José Miguel Rubio Sánchez, gerente técnico da Indra Sistemas, “possivelmente o benefício mais importante é a habilidade de consultar diretamente os objetos, permitindo ter um projeto em Java muito complexo sem necessidade de transformar os  dados. Outro benefício chave é o ambiente de administração zero, o que é obrigatório em  sistemas de tempo real.
Fontes:
Bom galera, vou ficando por aqui.... 
Talvez no próximo post, eu consiga colocar algo na prática, mostrando como instalar e da os primeiros passos neste fantástico mundo dos bancos de dados orientados a objetos.
Edeleon Marcelo Nunes
" Não sei onde estou indo, mas sei que estou no caminho certo"
--------------------------------------------------------------------------------------------
Nina.Luv

Olá galera!!!
Estou postando este vídeo para vocês que querem ou pensam em ter um serviço de internet 3G.É comprovado que os brasileiros são os mais conectados na rede mundial de computadores, seja acessando emails, blogs, sala de bate papos, jogos online, mesmo não tendo  na maioria das vezes uma internet com uma velocidade de acesso necessária para utilizar os mais diversos recursos disponiveis na web. Sendo assim façam o comparativo, pesquisem os melhores preços e condições e escolham qual operadora oferece  melhor este serviço!


Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/brasileiros-sao-os-que-mais-passam-tempo-na-internet/13434
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/3g-qual-operadora-oferece-o-melhor-servico/9991